quarta-feira, 15 de maio de 2019


10/5/19
SIGUEIRO a SANTIAGO DE COMPOSTELA – 17km
Sai de Sigüeiro por volta das 7:45 e cheguei a Santiago as 12h.
O caminho é tranquilo. Tem uns bosques lindos. Quando chega a zona industrial aí a sinalização fica péssima. A chegada a Santiago também a sinalização não é boa. Mas, enfim cheguei bem. Debaixo de chuva.  Fiquei brava, chuva, sinalização deficiente e pé doendo. Acabei discutindo com o Santo. Depois pedi desculpas por minha fraqueza. Uma coisinha dá errado, do meu ponto de vista, e já fico me queixando. Terrível! Pobre Santo. Quando me perdi na zona industrial, que é lá pelos últimos 6km, saindo do bosque, apareceu uma senhora para me dizer que estava na direção errada. Um anjo! É claro que só pode ter sido o Santo a me botar de volta no caminho. E eu reclamando. Só sendo santo para nós aguentar (risos).
Bem, após chegar fui a USC e fiz minha inscrição para o curso do caminho em 30/9. Sei lá, caro, mas quero ver se entendo mais o fenômeno de querer estar por aqui.
Fiz o caminho sozinha. Conversei bem pouco com outros peregrinos. Faltou empatia. Italianos não querem se comunicar. Os Espanhóis viajam em grupos, então quem está sozinho, fica sem espaço para interagir. Mas, foi muito bom. os pés reclamaram, mas chegaram..
Estou feliz de chegar a Santiago. Não fui à missa. Consegui apanhar a “Compostela”, mesmo com a fila enorme. A Catedral está em reforma por dentro, assim que a visita foi rápida.
Emoção, alegria, saudades! Talvez por isso continue voltando!! Até o próximo!

























Quando deixamos o bosque. Tomar cuidado, a sinalização é deficiente.
Cruze e siga em frente, a sinalização está do lado esquerdo da van amarela.

chegando em Santiago. Ainda chovia.





Obrigada Santiago. E até o próximo caminho!!! Nos vemos!




09/05/2019
MESÓN DO VENTO a SIGUEIRO - 24km

Sai as 7:45 do hotel Canaima. E cheguei às 14: no alojamento/Albergue Caminho Real em Sigüeiro. Peguei um apto privado com banheiro compartilhado, era o que tinha. O cara de albergue perguntou porquê? Por que eu não ficava no albergue? Não era da conta dele, né verdade? Cada um com suas neuras. A minha é não conseguir compartilhar banheiro! Loucura! Mas é isto!!.
O caminho foi bem tranquilo! O forte foi a chuva. Chuviscos e chuva mais para o final. Cheguei bem molhada ao Albergue.
Depois almocei do lado do alojamento e voltei para descansar e me aquecer.
No andar em que estou a habitação privada tá fechada (disseram-me que não tinha vaga) e só chegou um hóspede, um inglês, para quarto compartilhado. Simpático e conversador. Conversei um pouco e depois fui pro quarto.
Tá chegando ao final. Estou feliz por ter feito o caminho inglês. Decepcionada com meus pés, que não aguentam muito, ou eu ainda não encontrei o calçado correto. A mochila me adaptei bem.
Não estou com nenhuma emoção extra. Em 4 dias, estamos só começando a nos entender com o caminhar, o peso nas costas, os pés doendo. Então. Não pensei em nada filosófico, profundo. Deixei o tempo fluir, curti a natureza e só! Chuva, vento matinal que adoro, um pouco de sol, o som dos pássaros, tudo foi ótimo e gratificante.




Saindo Hotel Canaima



Buscando encontrar o caminho

Estatua de Santiago - próximo ao café Bar UZAI em Ardemil ( o local parece um museu a
céu aberto). Lindo!!!


Outras coisas referentes a Galicia










Este cachorro, pelo menos não era bravo, só descansava

Aqui se encontram peregrinos de Ferrol e Coruña





Este cachorrinho até parou para a foto



Tive que caminhar uma parte da etapa de "papete"



Chuva...companheira na Galícia, sempre.

Chegando a Sigueiro, por zona industrial