quarta-feira, 15 de maio de 2019

CAMINHO INGLÊS a SANTIAGO DE COMPOSTELA - 112km - 5 etapas
 06 a 10 de maio de 2019.

FERROL a PONTEDEUME - 27km (06/05/2019)
Sai de Ferrol, logo que o dia amanheceu, por volta das 7:15h. Parei para tomar café, aí... até ser atendida, pois aqui o costume é só um trabalhador nos bares. O atendente é garçom, cobrador, cozinheiro e faz a limpeza. Assim, você tem de esperar se quiser ser atendida. Portanto, só comecei a caminhar por volta das 7:45. A saída de Ferrol foi fácil, porque fora a oficina de peregrinos e estava com um mapa da cidade que indicava o caminho até sair.Sai da Praça das Angustias, do Hostal Zahara, que ficava na área. Desta forma ganhei uns 2km a menos no trajeto.
O caminho é bem tranquilo, mesmo quando passa pela zona industrial, vc caminha por uma espécie de parque, então o barulho é mínimo. Claro que não passei por nenhuma igreja aberta. Selar a credencial de peregrinos (Comprei na Concatedral de Ferrol por dois euros) só em bares. Cheguei a cidade de Neda, por volta das 11:30. O albergue estava fechado e informava,só tinhavagara 6 peregrinos. Parei para descansar, tomei um café e  decidi seguir até Pontedeume. A partir daqui o caminho é pesado. Muitas subidas e descidas, passando por rodovias e cruzamentos perigosos. O pior para mim é o asfalto, que molesta demais meus pés. A mochila não me incomodou muito. Creio que acertei com esta, a ver com o correr dos dias.
Quando estava chegando a Pontedeume, um gato cruza meu caminho (era preto e branco), aí você começa a pensar no que pode dar errado. Bem, cheguei a pensão casa de Apilladeira e cadê a recepção? Tem um telefone para vc chamar o Júlio. Ele chegou rápido, mas esqueceu a chave. Voltou para buscar num bar que tb é dono. Vc cansada, isto enche o saco, pq não observei no booking nenhuma informação neste sentido. E, para piorar não tinha internet. (Ainda bem que tinha almoçado, senão teria desmaiado de raiva). Se eu quisesse que fosse a seu bar. Enfim, entrei tomei banho, descansei e sai para dar uma volta na cidade.
Visitei a Igreja das Virtudes e De Santiago, por fora, pois estavam fechadas. Depois fui a Torreón de los Andradas (Torre) que no passado foi um castelo, subi ao topo e tirei ótimas fotos (paga 2 euros para entrar). Na torre também funciona a Oficina de Turismo que presta todas as informações sobre o caminho inglês. Depois de rodar um pouco mais, sentei-me em frente à praia de Madalena. Com o vento voltei para a tal pensão.
Como disse, neste primeiro dia meus pés doeram e tive de parar varias vezes (tenho uma inflamação plantar).
Fechei o primeiro dia e foi ótimo. Me senti muito bem, física e psicologicamente. Fato que não encontrei muitos peregrinos no caminho, sei que havia porque vi muitos pela cidade de Pontedeume. Talvez eu tenha saído tarde de Ferrol, ou, cedo, sei lá! Foram quase 27 km.



Oficina Turismo e informações ao Peregrino referente ao caminho.
Em Peirão de Curuxeiras/Ferrol/Espanha.

A Oficina turismo

Ponto Inicial Caminho Inglês em Ferrol


Saindo de Ferrol dia 06/05/19, por volta 07:15h

No caminho

Igreja no caminho, saindo de Ferrol

Aqui cruze para a esquerda, veja a flecha no poste.

Caminhamos ao lado da linha trem

Monastério de San Martiño de Xuvia




Encontramos vários destes. Vc pega e dá o que entender justo pela conchinha

Aqui tem de decidir se segue caminho tradicional ou complementário.
Eu, sempre segui o tradicional.

Ponte en NEDA


Albergue Peregrinos em Neda. Só há vagas para 6 pessoas,

Achei lindo. Peregrininhos. Nome de uma escola em Neda.

Mais uma decisão. Segui o caminho principal


Chegando a Pontedeume




Igreja Santiago. Fechada

Torreón de los Andradas(e oficina turismo). Vale a subida, vistas lindas
da cidade, da ponte e da praia de Magdalena



Nenhum comentário:

Postar um comentário