segunda-feira, 11 de maio de 2020

CAMINHO PRIMITIVO

CAMINHO PRIMITIVO
8 e 9/7/2019
Decidi fazer o caminho primitivo, partindo da cidade de OVIEDO, região de Astúrias. Esclareço porque muitos o fazem como trecho final do Caminho do Norte, que seria muito mais longo. 
Desloquei-me da cidade de Badajoz/Estremadura até Oviedo de ônibus (cerca de 10 horas), onde cheguei a noite. Ali, hospedei-me no hotel VETUSTA. .
Oviedo, é uma cidade no noroeste de Espanha, entre a Cordilheira Cantábrica e a baía de Biscay. É capital da região de Astúrias. Conhecida pelo centro histórico medieval, onde se encontra a catedral gótica de Oviedo com a Câmara Santa do século IX.
No dia seguinte, fui a uma agência dos correios para pagar o envio da mochila em todas as 13 etapas (52 euros), pois já fizera a reserva pelo site dos correios. Em seguida, fui a uma oficina de turismo para obter um mapa da cidade e, informações a respeito do caminho e o início e percurso do mesmo na cidade, sempre muito útil.
Com o mapa em mãos, fui passear pela linda cidade. Visitei o parque “Campo de São Francisco”, que está no meio da cidade; a Catedral de San Salvador; o museu de Belas Artes de Astúrias, um excepcional complexo de três edifícios que abrigam o Palácio Valverde, a Casa de Oviedo-Portal e o mais moderno que é uma ampliação. As obras expostas são de artistas espanhóis.
Caminhei por praças, como: da Constituição (onde fica o ajuntamento); praça transcorrales; praça da Catedral; o mercado e a praça Del Fontan; o Teatro Campoamor.
Para o almoço, fui provar um menu asturiano, no restaurante “La Bellota Asturiana”, que incluiu uma Favada, escalopine com queijo Cabralis, e claro uma Sidra natural, num total de 22 euros.
Por volta das 17h, fiz um tour guiado por um ator interpretando um peregrino, que contava a história dos caminhos de San Salvador e o Primitivo, acompanhado de um guia que narrava os fatos históricos da cidade. Foi excelente.
Depois caminhei um pouco mais, pela cidade. Encontrei a rua Glascona, considerada o “bulevar de la sidra”. E a fonte foncalada.
Visita maravilhosa. A cidade é linda, calma, muitos restaurantes, teatros. Ruas largas. E, gente muito acolhedora e amável.

A Catedral de Oviedo.
Em 792, o monarca Afonso II, o Casto, translada a corte a OVIEDO. Ali manda edificar um palácio, uma igreja dedicada ao Salvador e outra a Santa Maria. Durante seu reinado a “Arca Santa” é trazida de Jerusalém, com relevantes relíquias, e levada a Câmara Santa. A relíquia mais importante é o “Santo Sudário”, por isso se conhece como SANCTA OVETENSIS. Sobre tais edificações se construiu a Catedral, consagrada ao SALVADOR e aos doze apóstolos. Da Catedral parte o Caminho Primitivo a Santiago de Compostela
Catedral de San Salvador de Oviedo

Entrada para Câmara Santa

Arca Santa, dentro Câmara

Imagem do Santo Sudário. Este permanece guardado.

Placa designando início do Caminho Primitivo

Participando do Tour com interpretação.

Escultura de Afonso o Casto
























Nenhum comentário:

Postar um comentário