terça-feira, 22 de agosto de 2017

ETAPA 16: FRÓMISTA – CARRIÓN DE LOS CONDES (15/05/2017) – 19km
Partida as 08:10 e chegada as 14 horas
Cidades: Población de Campos, Revenga de Campos, Villarmentero de Campos, Villalcázar de Sirga
Trajeto tranquilo. Caminhei com um espanhol chamado José, que estava terminando sua semana de caminhada. Ele já fizera outras etapas (sempre em semanas ou feriados prolongados). Disse-me que passou a caminhar por problemas de saúde e, gostou tanto que não parou mais, sempre que pode volta.
Em Carrión, hospedei-me no Hotel Monastério de San Zoilo, excelente o local, que me permitiu conhecer as instalações do antigo monastério, hoje transformado em hotel de razoável luxo. Como o hotel fica já na saída da cidade, fiz rápida uma visita à cidade, pois estava bem cansada.





















ETAPA 15: CASTROJERIZ – FROMISTA (14/05/2017) – 25km
Partida as 07:30h e chegada as 14 horas
Cidades: San Nicolas de Puente Fitero, Itero de la Veja, Boadilla del Camino
Logo na saída de Castrojeriz tem uma subida razoável. A descida não é tão dura, assim, considero um percurso tranquilo. No caminho encontrei três brasileiros (duas moças e um rapaz), com quem comparti uma pizza em Boadilla del Camino. Contaram que andavam 30km por dia, estavam estourados, um deles caminhava de chinelo. Uma das garotas argumentou, quando sugeri que reduzissem a etapa, que quando cansava tomava táxi até a próxima etapa. Então, calei-me.
Em Frómista, na Igreja Santa Maria del Castillo (Séc. XV-XVI), assisti ao espetáculo VESTIGIA, que é uma apresentação visual a respeito da cidade e do Caminho. Muito emocionante para os que estão peregrinando. A pergunta final do apresentador, que ficou em meus pensamentos, foi quanto ao que mais representa o caminho, além de natureza, igrejas e outros símbolos cristãos.  A atração maior em Frómista é a Igreja de San.Martín, mas ao visita-la deparei-me com um grupo enorme de turistas e não a desfrutei adequadamente.








Puente Fitero





Caminho com muitos peregrinos

Caminhando de chinelo

Canal de Castilla

Igreja San Martín de Frómista
ETAPA 14: HORNILLOS DEL CAMINO – CASTROJERIZ (13/05/2017) – 20km
Partida as 07h e chegada as 12:30 horas
Cidades: Arroyo San Bol, Hontanas, Ruínas de San Antón
O trajeto foi tranquilo com dia nublado. Em Castrojeriz, que é uma cidade belíssima, além de visitar logo na entrada a ex-Colegiata de la Virgen del Manzano (Sec. XIII), que estava com exposição a respeito das mulheres no caminho; visitei as ruínas de um Castelo que fica no alto do morro. O caminho estava bem lamacento em razão das últimas chuvas, mas valeu a pena, pois a vista da cidade e arredores, do tal Castelo, é maravilhosa. 
Hospedei-me no Hotel IACOBUS, o que foi ótimo pois ali encontrei o livro “Europa y Santiago”, e li os artigos de Carmen Pugliese “Europa Peregrina” e Robert Potz “Peregrinações a Santiago do século XVI ao XX”, que tratam das peregrinações e as mudanças de perfil dos peregrinos ao longo dos séculos, e influencias na formação da Europa. Um dos organizadores do livro é o Sr. Ovidio Campo Fernández, é dono do hotel; e, ao perceber meu interesse no tema ofereceu-me o livro, porém não o levei em razão do peso. Mas, agradeci imensamente. A cidade me passou bastante energia positiva. Amei!







Senhor com carrinho para levar mochila

Ruinas Convento San Antón

Vista Castelo Castrojeriz

Castelo Castrojeriz







Olha a lama na subida!!

Peregrino a Cavalo. O único que encontrei!