terça-feira, 22 de agosto de 2017

Em 2017, resolvi retornar ao Caminho de Santiago de Compostela, pelo Caminho Francês. Em 2013, havia realizado o final do caminho a partir de Cebreiro até Santiago (160km). Portanto, estava na hora de aceitar o chamado de Santiago e voltar ao caminho. A experiência continuou sendo maravilhosa. Desta vez, muito mais, pois me aposentei e disponho de tempo para fazer com mais vagar e, assim apreciar toda a maravilha da natureza.

O começo:
Para iniciar o Caminho de Santiago de Compostela, na rota que escolhi, caminho francês, tinha que deslocar-me até Saint Jean Pied de Port (SJPP), na França.
Optei por chegar via MADRID/Espanha. Assim, parti de São Paulo(Guarulhos), em 25/04/2017, com destino a MADRID, pela companhia aérea LATAM. Adquiri os bilhetes com milhas (60.000).
De MADRID, onde cheguei em 26/04/2017, tomei outro voo com destino a Pamplona/Espanha, pela Ibéria(também comprado com milhas). E, finalmente, em 28/04/2017, desloquei-me, de Taxi, de Pamplona até SJPP. Claro que poderia ter-me deslocado de Madrid a Pamplona de ônibus (www.alsa.es), pois tem saindo do Terminal 4 do Aeroporto de Barajas e ali tem um guichê da empresa para comprar a passagem (5 horas de ônibus); bem como de trem (www.renfe.com), tomando metrô até a estação Puerta de Atocha (Madrid) e daí tomando o trem, porém considerei cansativo (3 horas de trem).
Como muitos sites explicam, podemos nos deslocar de ônibus de Pamplona a SJPP, dependendo da época do ano. Quando fui só havia uma saída as 14:30 horas, não utilizei pois queria chegar mais cedo a SJPP, para conhecer a cidade e localizar o início da rota de napoleão, para o dia seguinte.
Para o Taxi, utilizei os serviços de TELE TAXI FERMÍN (948 23 2300/948 35 1335). Tal empresa possui um serviço para ajudar os peregrinos, onde se pode agendar pela Internet (http://www.taxipamplona.com/es/servicios), um taxi com antecedência e até mesmo se solicitar o compartilhamento. Decidi não utilizar pois não sabia a hora que me deslocaria. Paguei 110 Euros.
Decidi permanecer um dia inteiro em Pamplona, para adaptar-me ao fuso horário local (cinco horas de diferença com o Brasil), além de adquirir material que estava faltando (capa de chuva) e chip de telefone (VODAFONE) para poder reservar os alojamentos no caminho e, conhecer a cidade.
Como continuaria a viagem, depois de finalizar o caminho, decidi levar uma pequena mala. Despachei referida mala, pelo correio, de Pamplona a Santiago de Compostela. Poderia optar por deixar na agência do correio em Santiago, contudo após 15 dias de guarda da mala, eles cobram um euro por dia. Então, fiz uma reserva em um hotel daquela cidade e solicitei que guardassem, eles prontamente atenderam e não cobraram os custos pela guarda por 33 dias.



Foto: Encierro: Principal festa de Pamplona, conhecida como corrida de touros pelas ruas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário