sexta-feira, 22 de setembro de 2017

ETAPA 24: FONCEBADÓN – PONFERRADA (23/05/2017) – 27 KM
Partida as 07:00 h e chegada as 14 horas
Cidades: El Acebo, Riego de Ambrós, Molinaseca, Campo

Foi um dia emotivo, recompensado com um belo dia de sol.  Sai de Foncebadón, na companhia do peregrino Rudiger. Passamos pela Cruz de Ferro, onde deixamos cada um nossa pedra. Ditas pedras para alguns representam as dificuldades da vida, um fardo que se deixa. Saímos dali com a esperança renovada em uma vida mais plena de alegria, felicidades e amor a nós e ao próximo. Creio que nos sentimos vitoriosos ao chegar neste ponto do caminho! Deixei minha pedrinha ali, oriunda de São Paulo, cidade que amo e que me deu muitas oportunidades na vida. Observei os milhares de pedras ali depositadas, e imaginei quantos peregrinos e sonhos estavam ali representados. Depois, outro símbolo do caminho é o Albergue do conhecido como templário Tomás em Manjarin. Confesso que achei o lugar bem sujo e, inclusive soube que não tem banheiros para os peregrinos, mas muitos são os que passam por ali e se sentem bem energizados, então não posso julgar!!! Caminhei com o Rüdgier até próximo a El Acebo, depois nos separamos, sem despedidas, cada um precisava refletir a seu modo.
A descida do Monte Irago para Molinaseca é bem árdua, muitas pedras e caminho estreito. Somos compensados ao final com o povoado de El Acebo, lindo, casas de pedras. Molinaseca é divinamente bela! Se tiver tempo, vale a pena a parada, nem que seja para um refresco e passear um pouco pelas ruas.

Em Ponferrada, cidade grande, tem que se visitar o Castelo dos Templários, que está muito bem conservado, com exposições e, dependendo da época em que sai com alguns shows. Vale muito a visita!

Caminho para Cruz de Ferro

Cruz de Ferro



Refugio Manjarin



Descida para El Acebo



Molinaseca



Ponferrada


Castelo de los Templários




Ponferrada

Praça em Ponferrada


Dentro do Castelo Templários





Nenhum comentário:

Postar um comentário