quarta-feira, 7 de novembro de 2018


16. PORTO (Vilar do Pinheiro) -  SÃO MIGUEL DE ARCOS (04/05/2018) – 19,9km
Cidades: Mosteiró, Vilar, Gião, Vilarinho, Junqueira

Tomei o metrô na estação Carolina Michaelis (Porto) até Vilar do Pinheiro (Direção Povoa de Varzin), adiantando 17km do percurso. Segui a recomendação de blogs e do guia de Antón Pombo. Não sou uma purista do caminho, assim, entendo que temos que conhecer nossas limitações físicas. Não fui ao caminho para esfolar os pés, mas sim, para refletir sobre minha vida, sentir prazer, encontrar a espiritualidade.
Na estação encontrei a peregrina colombiana Beatrice, de 65 anos, que estava começando o caminho. Fui dando algumas orientações (já me considerava experiente em encontrar as minúsculas setas. rsrs). Caminhamos juntas até Vilarinho.  Em VAIRÃO, fomos conhecer o mosteiro, estava fechado. Porém, um funcionário abriu a porta para o jardim para que pudéssemos apreciar.
O caminho continuou por estradas locais, muitas de paralalepipedo e, poucas de piso de terra, para meu desespero com os pés. Apesar de tal realidade, os lugares que passei eram muito agradáveis.
Nesta etapa encontrei mais peregrinos, fiquei até surpresa, uns 10 e, alguns ciclistas. Contudo só conversei com a colombiana.
O Caminho Português, mais conhecido, é o que parte do Porto. Talvez por isso tenha cruzado com mais peregrinos.



Encontrando sinais do caminhão em Gião


Fachada do Mosteiro em Vairão

Jardim do Mosteiro em Vairão e fachada interna

Peregrina Beatrice da Colômbia.

Homenagem aos peregrinos em Vilarinho





Começamos a encontrar lugares (casas) que deixam água para peregrinos



Igreja em S.Miguel de Aros


Descansando os pés (que alegria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário