terça-feira, 6 de novembro de 2018


8. CAXARIAS – ANSIÃO (25/04/2018) – 29,3 km
Saída as 07:15h e chegada as 15 h.

Deixei Caxarias usando as botas, contudo, após cerca de 500 metros percebi que seria impossível prosseguir pois a bolha no mindinho estava bem feia. Parei e troquei pela “papete” e com ela cheguei a Ansião.
O trajeto tem muitas subidas e descidas. A sinalização, via caminho do norte, estava ótima neste trajeto. Logo no início encontrei um casal de Eslovenos ( Murkow e Germina). Eu os segui por boa parte da etapa (cerca de 20km), o que foi ótimo porque era bem deserto. Quando eles pararam para almoçar achei por bem seguir só. O caminho é muito bonito, segue o Rio Nabão. 
Em Ansião, também não encontrei restaurante aberto para almoço, pois estava tudo fechado em razão do feriado nacional. 
(Dia 25 de abril em Portugal, feriado em comemoração a Revolução dos Cravos, que pós fim a ditadura salazarista).

Reflexão: Esta etapa foi mais agradável, mais natureza. Contudo, em minha opinião, o Caminho Português se mostrou mais duro que o Francês. Neste trecho só encontrei um bar (para repor água), cerca de 15km depois da partida. A falta de estrutura dos portugueses em apoio aos peregrinos (poucos bares, sinalização com setas minúsculas) que se destinam a Santiago, pode ter sido uma das causas de eu não encantar-me com o caminho. Na verdade, até esta etapa, poucos falam do caminho para Santiago, observa-se poucas referências nas cidades que passei. Caminho em Portugal é para Nossa Senhora de Fátima.




Vegetação com resquícios do grande incêndio de 2017 em Portugal





Uma pedra em formato de bota, referência aos caminhantes

Trecho do Rio Nabão que temos de atravessar (rasinho)

Paisagem deslumbrante que caminhamos paralelo ao Rio



Amigos eslovenos

Prestar muita atenção...seta na pedra




Andando de "papete", com dedinho para fora



Nenhum comentário:

Postar um comentário