quarta-feira, 7 de novembro de 2018


18. BARCELOS – PONTE DE LIMA (06/05/2018) – 33km
Cidades: Vila Boa, Arantes, Portela de Tamel, Vitorino dos Piães, Alto de albergaria,
Saída as 07h e chegada as 15:30h

A paisagem no início do trecho é por estradinhas, passando por locais bonitos, sempre a margem. Ao final, aparece uma parte com piso de terra. A chegada em Ponte de Lima é linda, mas por estrada de paralalepipedo.
A cidade estava em festa, era um domingo, e de acordo com os locais, todos os domingos tem festa na cidade. Muitos grupos folclóricos e shows de danças típicas, além de comidas, artesanato. Realmente uma surpresa agradabilíssima. Me apaixonei pela cidade.
No caminho até Ponte de Lima, encontrei um peregrino de Brasília. Me chamou a atenção que andava com uma mochila enorme e com muitas dificuldades. Disse-me que tem os joelhos péssimos, por isso tinha saído antes do bar em que sua esposa e outros amigos estavam, procurava se adiantar. Pensei, novamente, em como o caminho para Santiago, traz pessoas esperançosas, que mesmo com sacrifícios físicos querem alcançar a cidade e ver a imagem do apóstolo.
Pernoitei na pousada “Mercearia da Vila”, que é encantadora. Os donos atenciosos e prestativos, inclusive me forneceram uns comestíveis pela manhã, já que eu não esperaria o café. O inusitado é que após umas 18 horas sumiram, qualquer informação que eu precisasse não teria a quem recorrer.
Desde Barcelos resolvi despachar a mochila, minhas costas já não aguentavam e, eu queria reduzir a pressão sobre meus pés.
Reflexão: O Caminho Português melhorou a paisagem depois da cidade do Porto, mas mantém o padrão de estradas/rodovias, o que não o torna prazeroso e reflexivo. Ao contrário, para mim que odeio barulho de carros/caminhões/motos, tem sido bem estressante. Denominei o caminho como de “CIMENTO”! O sol e o calor também não ajudam, e não se encontra muita sombra. O caminho é mais urbano, assim temos pouco sossego, sempre a preocupar-se com os carros, em não ser atropelada, em buscar as minúsculas setas, enfim...não foi possível pensar, mas tentar sobreviver ao caminho e chegar inteira para encontrar o apóstolo.



Sinalização para Santiago e a Fátima








Peregrino com dificuldades nos joelhos (incansável)


Para onde ir???

Deixando a rodovia


encontrando símbolos do caminho a Santiago

Uma parada para descanso dos peregrinos

E a sombra???


Chegando a Ponte de Lima!!! Cidade linda!

Encontrando festa!

Grupos folclóricos


Touro representando a festa "Vaca das Cordas"

Ponte em Ponte de Lima


Passeios de charrete ao final da tarde, pela ponte

homenagem aos peregrinos





entardecer em Ponte de Lima



Nenhum comentário:

Postar um comentário